Como usar cada formato do Instagram?

Compartilhe nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

É inegável que o Instagram se tornou uma das mais, senão a mais importante rede social da atualidade. Mark Zuckerberg não brinca com suas aquisições!

O “Insta” se tornou como que uma junção das demais redes sociais concorrentes. Tem de tudo: local para vídeo longo e vídeo curto, posts com fotos e legendas, vídeos curtos e mais dinâmicos, post que some em 24 horas e agora lives de mais de 4 horas de duração para todos os usuários.

Mas é importante entender e utilizar cada espaço do Instagram da maneira correta, para usufruir de tudo o que essa rede social pode dar.

Feed:

No feed você pode postar conteúdo mais denso, mas deve prestar muita atenção com o design: quanto mais bonito, mais chamará a atenção. Pode ser um “antes e depois”, um “check-list”, uma lista, um “faça você mesmo”, ou ainda um depoimento. Ali fica clara a missão e os valores que você ou sua empresa/marca carregam.

Além disso, no feed você pode usar hashtags de temas gerais ou criar a sua própria; localização; marcação de pessoas e/ou parceiros e emojis pra deixar mais divertido. Não se esqueça de terminar com um CTA (Call to action – chamada para ação) para que o usuário vá além daquele post.

Stories:

Aqui você pode falar do mesmo assunto que tratou no feed, mas de forma mais descontraída e sabendo que vai durar apenas 24h. Você pode convidar as pessoas para o seu feed, fazer testes, enquetes e ainda acrescentar os stickers do próprio Instagram, que acabam alavancando o seu post e os mostrando para um público além do seu.

IGTV:

O IGTV é o lugar para colocar aquele vídeo mais longo. Mas não se empolgue. O IGTV não é o Youtube e não é legal pedir para a sua audiência virar o celular para a horizontal toda hora.

Aqui você pode postar vídeos relacionados aos assuntos que você trata no dia a dia, dando passos para se tornar autoridade. Pena que os vídeos do IGTV não são buscáveis como os do Youtube. Mas você pode disparar o link, compartilhar no seus stories e marcar outras pessoas nos comentários.

Reels:

É, o Mark não marcou bobeira. Assim que o TikTok ganhou a juventude (e também os mais velhos), ele logo deu um Up! no “cenas” e o transformou no reels com mais elementos e mais tempo que um story.

No reels é possível utilizar áudios externos, filtros e ainda pode ser de até 30 segundos (2 stories). Além de poder compartilhar nos stories e no feed, o reels tem sua própria aba no Instagram, onde você pode deixar seus pequenos vídeos sem poluir o seu feed geral. 

Lives:

Durante a pandemia, as lives se tornaram o grande sucesso das redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube se tornaram os points de encontro de grandes cantores, influencers e demais personalidades. Milhares e até milhões de pessoas se “aglomeravam” virtualmente em shows de música, humor e até teatro.

Há alguns meses, as lives duravam apenas 1 hora (para perfis com menos de 100 mil seguidores). Agora, qualquer perfil consegue ficar conectado por mais de 4 horas seguidas. É bastante tempo, não é mesmo? 

Use as lives para responder questionamentos, receber convidados e fazer parcerias com pessoas do seu nicho.

Guias:

Uma das mais novas funcionalidades do Instagram se chama “Guias”. Aqui você pode criar como que coleções de postagens de um determinado tema, além de poder criar mais um título e mais uma descrição para cada um, utilizando o formato como um blog dentro do seu perfil.

O “Guias” funciona quase da mesma maneira como os destaques dos stories, com a diferença de que você pode fazer uma guia de posts seus ou de posts de outras páginas, mas que você salvou anteriormente.

Vale a pena conhecer cada funcionalidade dessa rede social e aproveitar cada uma delas para explorar o seu conteúdo das mais diversas maneiras.

O post do feed, IGTV e reels ainda podem aparecer no “explorar”, local que destaca posts com potencial para viralizar, fazendo com que pessoas além das que te seguem (se o seu perfil for aberto) também te encontrem.

Como você tem usado o Instagram? Sabia de todas essas possibilidades? Seja esperto e utilize tudo para crescer!

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Mídias sociais

Últimos posts

    Leave Your Comment Here

    Posts relacionados

      Leave Your Comment Here

      Escolha o canal que desejar: