3 erros na Gestão de Mídias Sociais

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erros na gestão de redes sociais

A presença de pessoas físicas e de empresas nas mídias sociais se tornou quase que obrigatória diante do grande desafio de ser lembrado para ser procurado.

Mas não basta estar nas redes sociais. É preciso estratégia, conteúdo de qualidade e, claro, conhecer o seu público, para que você ou sua marca não sejam apenas “mais um” diante da grande entrega de conteúdo que há nas mais diversas redes sociais.

Na “democracia” das mídias onde todo mundo pode produzir conteúdo sobre tudo, o diferencial vem no modo de falar, na persona que foi estudada e por isso tem conteúdo relevante para ela e, claro, no visual atrativo de seus posts.

1º erro: números!

É claro que todo mundo quer ter muitos seguidores, em especial as empresas, para que sejam conhecidas e tenham retorno em vendas, autoridade no assunto e viralização.

Quando o objetivo é crescer em números, corre-se o risco de não pensar no conteúdo como o “rei” das redes sociais, dando-lhe lugar inferior nas preocupações próprias de um social media. 

Crescer em números é até fácil: tem quem compre seguidores no Instagram, por exemplo, só para conseguir o “arrasta para cima”. Mas de quê vale um “arrasta para cima” quando os seus seguidores são apenas números e não pessoas realmente interessadas nos valores que você quer e pode entregar?

O bom conteúdo te dará seguidores reais, engajamento, viralização, autoridade e, consequentemente, retorno financeiro, se vender é o seu objetivo. 

2º erro: falta de foco

Você entra na página de um loja de carros, o quê você espera encontrar lá? Posts relacionados ao tema automobilístico: novidades, classificação de carros, valores dos carros que você vende, dicas de cuidados e manutenção, promoções, não é?

Mas aí, você entra e encontra: horóscopo, previsão do tempo, resultado da loteria, tabela dos campeonatos de futebol… o tipo de conteúdo que você buscaria em outras páginas.

O dono dessa página nunca terá autoridade no assunto “carros”, visto que ele se esquiva ou se perde ao tratar de tantos outros temas. É preciso foco e destrinchar a sua área de atuação.

Quem é meu público? (a maioria das redes sociais te oferece esses dados).

Qual o poder aquisitivo do meu público (algumas enquetes podem te ajudar!).

Meu público gosta de esportes relacionados a carros? (enquetes ou testes podem clarear isso pra você!).

São várias as maneiras para entender, encontrar e falar com o seu público!

3º erro: repetir os erros e esquecer os acertos!

Na gana por sempre ter novos conteúdos, muitos profissionais das mídias sociais acabam esquecendo de fazer um balanço do que deu certo e do que deu errado nas semanas ou meses anteriores.

É sempre interessante pensar assim:

Esse conteúdo me trouxe engajamento? Que tipo? Comentários? Compartilhamentos? Salvamentos?

Esse conteúdo foi relevante para o meu público? Teve repercussão?

Esse post causou comentários entre os meus seguidores ou passou despercebido?

Diante disso, podemos fazer o seguinte:

  • Não repetir os conteúdos que tiverem respostas negativas para as perguntas acima;
  • Repetir o formato dos posts que deram certo (ferramentas como Mlabs e Etus trazem essas informações em seus relatórios completos);
  • Reciclar os conteúdos que deram certos em outros horários e dias;
  • Aproveitar os comentários dos posts que deram certos e transformá-los em conteúdo relevante.

Enfim, muitos outros são os erros e acertos na gestão de mídias sociais. Não há uma fórmula mágica, mas a partir do estudo de persona, da produção de conteúdo relevante e de acompanhamento direto, você pode alcançar o sucesso que espera de suas redes. 

Como você tem cuidado das mídias sociais de sua marca, empresa ou até mesmo pessoais? 

Em breve, traremos mais dicas de como melhorar o seu engajamento e a sua produção de conteúdo, para facilitar a sua gestão.

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