A pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) pegou muita gente de surpresa, de forma especial, empresas de todos os portes, que tiveram que passar por uma reinvenção para que não baixassem as portas ou perdessem o faturamento.
Em todos ou quase todos os setores, os profissionais de marketing ou quem faz as vezes de um (social media, jornalista, publicitário, aprendiz ou curioso), tiveram que reaprender muitas coisas, readaptar outras e ainda, começarem do zero estratégias ainda não utilizadas em suas empresas.
Marketing na pandemia
Nesse tempo de quarentena, isolamento e impossibilidade de estarem presentes fisicamente na vida dos consumidores/clientes, as empresas precisaram sair do comodismo para apresentarem seus produtos para que chamassem a atenção, mesmo que fosse por um vídeo, uma fotografia, uma gif ou ainda um meme.
Conheça algumas estratégias interessantes que estão sendo usadas durante a pandemia e que podem permanecer após esse período conturbado:
Presença das Redes Sociais:
A maioria das empresas já estava presente nas mídias sociais, mas diante da pandemia, se viram forçadas a entrarem de vez no mundo digital para conquistarem novos clientes, anunciarem promoções e humanizarem o seu conteúdo.
Marcas famosas aderiram a “mascotes” falantes, influencers digitais para falarem pela empresa, parcerias com páginas do mesmo seguimento, sorteios quase que diários nas mídias. Tudo para atrair, ganhar visibilidade e vender.
Inclusive, o Instagram lançou um sticker onde é possível indicar um comércio local e um outro onde você pode marcar – com os contatos – o restaurante ou lanchonete onde você pediu comida. Tudo isso para auxiliar na divulgação.
Uma das redes mais utilizadas para esse fim foi o “TikTok”, onde com dancinhas, reutilização de áudios famosos e bom humor, marcas conseguiram ganhar fãs, admiradores e potenciais compradores.
Durante a pandemia, o consumo de conteúdo nas mídias sociais aumentou substancialmente, influenciando assim, no que comprar para vestir, comer, se divertir. Os que souberam aproveitar disso, se deram bem!
Ferramentas de Busca
Quem tem um bom site e uma presença efetiva nas redes sociais, pode ganhar muito com o posicionamento nas ferramentas de busca como Google, Bing, dentre outros.
Estratégias de SEO bem feitas (Search Engine Optimization – técnicas como palavras-chave, urls bem definidas, imagens com descrição – para otimizar o posicionamento de páginas em sites de buscas ) podem render muitos cliques, leads e vendas para você.
Pesquisas em países como o Brasil, mostram que no período da pandemia, as buscas orgânicas em sites de pesquisa cresceram mais de 10% (fonte: similarweb; comparação maio/2020 – novembro/2019), o que mostra que os usuários não apenas são influenciados pelo que recebem nas mídias sociais, mas também têm buscado mais e, diretamente, o que necessitam.
Experiência do Cliente
Quem procura quer encontrar! Nesse tempo pandêmico, as estratégias de experiência do cliente têm contado muito.
Agilidade nas respostas, ampliação de canais de venda, otimizar processos…
Grandes empresas, pela impossibilidade de abrirem suas lojas físicas ou por abrirem por período reduzido, passaram a atender, por exemplo, via Whatsapp. Seja automatizado ou diretamente com um vendedor, essas marcas não deixaram de vender, pelo contrário, até mesmo personalizaram a venda.
Além disso, pelo fato de estarem trabalhando em regime home-office (a partir de suas residências), as vendas acontecem a qualquer momento e as resposta vêm prontamente: “em que posso ajudá-lo?”. Assim também grandes bancos passaram a ajudar seus clientes a resolverem diversos problemas, mesmo fora do horário comercial.
Enfim, poderíamos listar outras estratégias como a utilização de e-commerce, a fidelização através de planos, a responsabilidade social, dentre outros.
O que você tem utilizado em sua marca para se aproximar dos clientes, agregar valor e vender seus produtos?